Vergalhão de Fibra de Vidro: Vantagens x Desvantagens

#Inovação

VERGALHÃO DE FIBRA DE VIDRO

Nem só de aço vive a engenharia civil! Já é mais que óbvio que os vergalhões são materiais utilizados para confeccionar as armaduras e dar suporte às estruturas de concreto. Por isso, devem possuir resistência suficiente para suportar as cargas exigidas.

Agora, o que não é tão óbvio assim, é que não existem vergalhões apenas de aço. Uma alternativa mais recente e inovadora às tradicionais peças de aço são os vergalhões em fibra de vidro.

o que é esse material, afinal?

O Vergalhão de Fibra de Vidro nada mais é que a união de vários compostos, gerados pela aglomeração de filamentos de vidros superfinos e bem flexíveis com resina de poliéster. O resultado? Vergalhões altamente resistentes!

Mas pera aí, isso realmente funciona? A resposta é: sim! Apesar de parecer visualmente frágil, o vidro é um material que vem ganhando cada vez mais espaço no setor da construção, e os vergalhões em fibra de vidro são a prova disso.

Quais são as Vantagens do vergalhão de Fibra de Vidro?

Os vergalhões de fibra de vidro são até 5 vezes mais leves do que os produzidos em aço. Assim, o peso total da estrutura é reduzido sem comprometer a sua resistência. 

Não para por aí, eles também possuem alta durabilidade, baixa condutividade térmica, não conduzem eletricidade, são anticorrosivos e não inflamáveis. Muita coisa, né?

Recordando as aulas de Materiais, lembramos que o concreto possui pouca resistência à tração, se compararmos a sua resistência à compressão representa apenas 10%. Nesse caso, as armaduras de aço são responsável por ajudar o concreto a resistir aos esforços de tração.

Mas por que estou falando isso? Justamente para que você perceba que o aço desempenha um papel essencial para o bom funcionamento das estruturas.

Agora imagine um material com três vezes mais resistência à tração do que os vergalhões de aço. Imaginou? Pois bem, os vergalhões em fibra de vidro possuem essa característica.

Além disso, apesar de seu preço inicial ser superior ao do aço, ao final da obra é possível reduzir o custo total em até 25%. Isso porque o uso do material diminui a necessidade de mão de obra e reduz o número de manutenções futuras

Obviamente, um dos principais pontos em relação ao custo desse material é a necessidade de avaliar todos os processos envolvidos na sua utilização, especialmente a longo prazo. Assim, você poderá ter certeza de que seu uso vale a pena!

QUAIS SÃO AS DESVANTAGENS DO vergalhão de Fibra de Vidro?

Uma das principais desvantagens está relacionada ao seu módulo de elasticidade. Comparado ao aço, o vergalhão de fibra de vidro possui um módulo de elasticidade 4x inferior, o que pode resultar em maiores deformações, especialmente em peças fletidas.

Além disso, podemos citar a ausência de normas nacionais como uma forte barreira para o seu uso. O fato é que os construtores que pretendem utilizar o material devem consultar normas internacionais e buscar mão de obra mais especializada.

É evidente que as técnicas construtivas com vergalhões de aço são bem mais difundidas em todo o país e, esse ponto, representa uma vantagem em relação aos vergalhões de fibra de vidro. 

Outro ponto negativo é que os vergalhões de fibra de vidro não podem ser dobrados no canteiro de obras (prática comum com vergalhões de aço). Assim, não há margem para improvisos, o que requer bastante planejamento.

Podemos perceber que há uma necessidade de referências nacionais que auxiliem o uso desse material pelos construtores. Nos últimos anos, houve uma crescente procura por vergalhões de fibra de vidro no Brasil, mas ainda em pequena escala comparada a outros países.

Na Europa e na América do Norte, os vergalhões de fibra de vidro já vêm sendo empregados há muitos anos em obras de todos os tipos, como pontes, túneis e reforços estruturais.

QUANDO UTILIZAR O VERGALHÃO EM FIBRA DE VIDRO?

Por ser anticorrosivo, o uso do vergalhão de fibra de vidro é indicado para locais que são constantemente expostos à água, como obras costeiras, túneis, piscinas, caixas d’água, contrapisos e etc.

Analisando as diversas áreas em que esse material pode ser empregado, sua utilização para reparos ou reforços estruturais é, sem dúvida, a que vem ganhando mais força. O material é altamente recomendável, pois, em muitos casos, é mais vantajoso comparado aos vergalhões de aço.

Como todo e qualquer material possui vantagens e desvantagens, com os vergalhões em fibra de vidro não seria diferente, não é mesmo? Por isso, é preciso estudar cada caso e circunstância para avaliar se vale a pena utilizá-lo.

Nosso artigo chegou ao fim!  Espero que tenha gostado e aprendido bastante sobre esse material incrível. Se você achou o conteúdo interessante, não se esqueça de compartilhar com seus amigos. Até a próxima!

INSCREVA-SE EM
NOSSA NEWSLETTER!

Pegue seu café e adicione uma dose de Engenharia Civil. Tenha acesso a conteúdos gratuitos! Sempre às 07:00 da manhã direto no seu e-mail.

GAMIFICAÇÃO

Aprenda de uma forma divertida! Utilize nossos jogos para testar seus conhecimentos. Vamos nessa?

Segundo a NBR 6122, qual é a dimensão mínima da base de uma sapata isolada?

Resposta:

Deve ter, no mínimo 60 cm.

Escolha uma categoria

plugins premium WordPress

INSCREVA-SE EM
NOSSA NEWSLETTER!

Pegue seu café e adicione uma dose de Engenharia Civil. Tenha acesso a conteúdos gratuitos! Sempre às 07:00 da manhã direto no seu e-mail.