Como calcular carga de alvenaria?

#Oquedizanorma?

COMO CALCULAR CARGA DE ALVENARIA?

Quanto pesa uma parede de alvenaria? Com certeza você já teve essa curiosidade! De fato, esse dado é muito importante, principalmente, se você estiver desenvolvendo um projeto estrutural.

Entrando em uma linguagem mais acadêmica, nesse caso, a pergunta seria: Qual é a carga por metro que a alvenaria aplica sobre o elemento em que ela está apoiada?

As alvenarias são, geralmente, posicionadas sobre vigas e, em alguns casos, diretamente sobre as lajes. Por isso, para que o dimensionamento desses elementos estruturais seja feito corretamente, precisamos calcular a carga que a alvenaria aplica sobre eles.

Vou te falar sinceramente, se você nunca calculou a carga de alvenaria, pode parecer algo complicado à primeira vista, mas na verdade é bem mais simples do que você imagina!

Se você quiser aprender como calcular carga de alvenaria da forma correta, sugiro que pegue papel e caneta para não perder nada. Tenho certeza que, ao final do artigo, você terá aprendido tudo! Vamos nessa?

Artigos Relacionados

MÉTODOS DE CÁLCULO

Nesse artigo, vamos apresentar algumas formas utilizadas para calcular a carga das alvenarias de vedação. Sim, se você não sabia, existem alguns métodos que podem ser utilizados!

Vamos te apresentar quatro opções, desde o mais prático até o que requer um pouco mais de tempo. Além disso, entre esse métodos, temos o proposto pela NBR 6120:2019, que será explicado detalhadamente.

Desse modo, separamos 4 métodos de cálculo que geralmente são utilizados:

  • Método Prático
  • Método Básico
  • Método Detalhado 
  • Método NBR 6120:2019

SITUAÇÃO PROBLEMA (EXEMPLO)

O proprietário de uma residência pretende realizar uma pequena ampliação nos fundos do seu terreno. Com base em indicações, você foi procurado para desenvolver o projeto estrutural.

Após fazer a concepção estrutural, você realiza o levantamento das ações (cargas) atuantes na estrutura. Nesse momento, ao analisar o projeto arquitetônico, notou que serão construídas alvenarias de vedação sobre as vigas.

Com base na imagem abaixo e nos dados fornecidos anteriomente, como você calcularia a carga da alvenaria sobre a viga analisada?

1º passo - Calcular a ALTURA DA ALVENARIA

Primeiro, vamos calcular a altura da alvenaria. Esse dado é fácil de achar! Basta pegar a altura de piso a piso (pé-direito) e subtrair a altura da viga. Tranquilo, né? Acompanhe o cálculo abaixo:

2º passo - ESCOLHA DO MÉTODO DE CÁLCULO

Com todos os dados em mãos, já podemos começar o cálculo! Agora que temos as informações sobre o bloco cerâmico, revestimento, peso específico dos materiais e a altura da alvenaria, estamos prontos para seguir em frente.

Ah, e só lembrando… todas essas informações já foram apresentadas anteriormente. Se precisar, é só conferir nas últimas três imagens acima. Se surgir alguma dúvida durante o cálculo, volte e confirme os dados mencionados.

Diante disso, vamos iniciar demonstrando o método prático, em seguida o método básico, detalhado e por fim, o método da NBR 6120:2019.

MÉTODO PRÁTICO

Esse método é bastante utilizado, pois leva em conta apenas o peso específico de 13kN/m² para blocos cerâmicos (valor normatizado pela antiga NBR 6120:1980), a espessura da parede acabada e a altura da alvenaria.

MÉTODO Básico

Nesse método vamos considerar o peso do bloco e do revestimento de maneira separada. Ou seja, teremos que calcular a carga proveniente do bloco cerâmico e posteriormente, calculamos a carga proveniente do revestimento por face.

Note, conforme apresentado na imagem “dados – exemplo real” , que foi adotado para o revestimento o valor de 2 cm por face.

MÉTODO DETALHADO

O processo de cálculo desse método é bem semelhante ao processo demonstrado no Método Básico, porém agora iremos considerar além do revestimento por face,  a argamassa de assentamento vertical e horizontal

Reforçando, caso tenha dúvidas sobre o que são o revestimento e as argamassas de assentamento, volte e confira a imagem intitulada ‘Dados – exemplo real’.

MÉTODO DA NBR 6120

Esse método é o mais simples de todos, pois seu cálculo leva em consideração apenas a altura da alvenaria e um coeficiente fornecido na Tabela 2 da NBR 6120:2019.

Na Tabela 2 da NBR 6120:2019, devemos procurar na seção ‘Alvenaria de vedação’ o item ‘Bloco cerâmico vazado’, que é o material usado neste exemplo. Em seguida, analisamos os valores relacionados ao peso e à espessura de revestimento por face (kN/m²), além da espessura nominal do elemento

Neste exemplo, utilizamos bloco cerâmico vazado de 14 cm e 2 cm de revestimento por face (conforme mostrado na imagem ‘Dados – exemplo real’). Sendo assim, temos:

COMPARAÇÃO DOS RESULTADOS

Tenho certeza de que, após revisar todos esses métodos de cálculo da carga de alvenaria, você deve estar se perguntando qual valor utilizar, certo?

Além disso, você provavelmente notou que o valor encontrado pelo método da NBR 6120:2019 foi inferior aos outros. Bem, precisamos entender por que isso aconteceu e qual método você deve utilizar.

Basicamente, a variável que mais influencia no método da NBR 6120:2019 e o diferencia dos demais é o peso específico adotado

Nos três primeiros métodos, utilizamos o valor de 13 kN/m³ para o peso específico do bloco cerâmico vazado, conforme sugerido pela antiga NBR 6120:1980. 

Porém, esse valor é bastante conservador, já que, na prática, os blocos cerâmicos costumam ter um peso específico menor.

Para exemplificar, vamos calcular o peso específico real do bloco que utilizamos. Lembrando que a massa do bloco pode apresentar pequenas variações dependendo do fabricante.

Nota-se que há uma grande diferença do valor encontrado para o Peso Específico de 13 kN/m³ sugerido pela NBR 6120:1980. 

Isso significa que os outro métodos que utilizam o peso específico de 13 kN/m³ estão errados?

Claro que não! São apenas métodos mais conservadores. E isso não é um problema, muito pelo contrário. Esses métodos acabam sendo mais favoráveis à segurança, já que consideram um carregamento mais alto do que o que realmente ocorre.

Em relação ao método proposto pela nova NBR 6120, os coeficientes apresentados em sua tabela já possuem correlações que tornam o valor encontrado mais próximo da realidade.

QUAL MÉTODO UTILIZAR?

Bem, agora que você já entendeu o motivo do valor normativo ser menor, vamos saber qual é o melhor método para ser utilizado. 

A resposta é simples: todos podem ser utilizados! Tudo vai depender se você quer adotar um dimensionamento mais conservador ou um valor mais próximo do real.

Perguntamos para alguns calculistas qual método eles utilizam, e a grande maioria prefere o Método Prático ou o da NBR 6120:2019.

Os métodos Básico e Detalhado, apresentados anteriormente, resultam em valores maiores e demandam mais tempo de cálculo, o que, segundo os engenheiros calculistas, não compensa.

Outro ponto interessante é que muitas pessoas têm curiosidade em saber quanto ‘pesa’ uma parede. Após comparar os resultados, percebemos que, no nosso exemplo, a alvenaria pesa aproximadamente entre 500 e 700 kg por metro, dependendo do método utilizado.

Chegamos ao fim do nosso artigo, espero que você tenha aprendido como calcular a carga de alvenaria. Se você gostou, compartilhe esse artigo com algum amigo. Até a próxima!

INSCREVA-SE EM
NOSSA NEWSLETTER!

Pegue seu café e adicione uma dose de Engenharia Civil. Tenha acesso a conteúdos gratuitos! Sempre às 07:00 da manhã direto no seu e-mail.

GAMIFICAÇÃO

Aprenda de uma forma divertida! Utilize nossos jogos para testar seus conhecimentos. Vamos nessa?

Segundo a NBR 6122, qual é a dimensão mínima da base de uma sapata isolada?

Resposta:

Deve ter, no mínimo 60 cm.

Escolha uma categoria

plugins premium WordPress

INSCREVA-SE EM
NOSSA NEWSLETTER!

Pegue seu café e adicione uma dose de Engenharia Civil. Tenha acesso a conteúdos gratuitos! Sempre às 07:00 da manhã direto no seu e-mail.