Time's up
Time is Up!
Para conferir as respostas comentadas, basta selecionar a questão desejada.
Não tem jeito, é preciso lembrar da norma…
A questão se refere ao Estado-limite de descompressão, mas conhecido como ELS-D. Essa verificação é usualmente feita para estruturas em concreto protendido, conforme menciona a NBR 6118:2023 em seu item 3.2.5.
Item 3.2.5 Estado-limite de descompressão ELS-D
“Estado no qual, em um ou mais pontos da seção transversal, a tensão normal é nula, não havendo tração no restante da seção. Verificação usual no caso do concreto protendido”
Resposta Correta: Letra A.
A resposta correta para a questão é a letra “A”. Mas vamos entender o porquê as outras alternativas não se encaixam?
O misturador, item contido na letra “B”, é um dispositivo que promove a mistura da água quente com a água fria, ou seja, não é essa.
Já a válvula de retenção faz com que o fluido percorra em apenas uma direção, evitando que o mesmo volte na direção contrária (também não é isso que fala a questão).
Por último, temos a válvula redutora de pressão, que consiste em um dispositivo que reduz a pressão dinâmica da água a jusante de determinado trecho e impede a transmissão da pressão estática de montante para jusante na ausência de escoamento (A questão não citou nada disso).
Dessa forma, a única resposta que se encaixa é o tubo respiro, o qual é conceituado no item 3.67 da NBR 5626, que trata especificamente sobre Instalações Prediais de Água Fria e Quente. A norma define tubo respiro como:
“Tubulação destinada a permitir a saída de ar ou vapor de um ponto propício para sua segregação em um SPAFAQ”
Resposta Correta: Letra A.
A sentença está INCORRETA.
Isso se deve ao fato de o processo de cura não estar relacionado com a trabalhabilidade e sim com desaceleração da evaporação prematura da água utilizada na fabricação do concreto, que pode ocorrer em função de fatores como o sol e o vento, por exemplo.
Dessa forma, a cura basicamente assegura a correta hidratação do cimento, evitando assim a perda de água do concreto já endurecido e o surgimento de fissuras e trincas.
Ainda existem diferentes tipos de cura, como a cura úmida, térmica e química, porém a mais comum é a cura úmida, em que se trata a superfície do concreto por meio de água.
Resposta correta: Errado.
Vamos utilizar a NBR 6122:2019 para nos ajudar nessa questão.
Segundo a norma, as fundações rasas, também chamadas de diretas ou superficiais, são definidas como:
“Elemento de fundação cuja base está assentada em profundidade inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação, recebendo aí as tensões distribuídas que equilibram a carga aplicada; para esta definição adota-se a menor profundidade, caso esta não seja constante em todo o perímetro da fundação”
Diante desse conceito, a letra b é a única alternativa que apresenta fundações com essas características. Além disso, você poderia ir por eliminação, afinal, Estaca e Tubulão são exemplos de fundações profundas e poderiam ser descartadas na análise.
Resposta correta: Letra B.
Contextualizando…
O chapisco nada mais é que uma camada de argamassa (em torno de 3mm a 5mm de espessura) responsável por garantir a adequada aderência das camadas posteriores de revestimento à superfície.
Existem alguns diferentes tipos de chapisco, como o industrializado, aplicado à rolo e chapisco com brita, porém o mais utilizado é o chapisco convencional, composto por agregado miúdo (areia) e aglomerante (cimento), e sua aplicação geralmente é feita com uma colher de pedreiro.
É uma etapa extremamente importante, e sua negligência pode levar ao desplacamento de “partes” do reboco, justamente porque não houve uma camada de aderência entre o mesmo e a superfície em que foi aplicado.
Quanto ao traço do chapisco, a NBR 13754, que aborda sobre o procedimento de revestimento de paredes internas com placas cerâmicas e com utilização de argamassa colante, recomenda no item 4.6.1 que o traço da argamassa de chapisco deve ter 1:3 em proporção de volumes de cimento Portland e areia grossa úmida.
Resposta Correta: Letra B.
GAMIFICAÇÃO
Aprenda de uma forma divertida! Utilize nossos jogos para testar seus conhecimentos. Vamos nessa?