
Senna Tower pode perder título de prédio residencial mais alto do mundo para Dubai
#VocêSabia?
- Atualizado em: 12/02/2025
- Tempo de leitura: 5 min
Nos últimos meses, uma notícia tomou conta das redes sociais e dos principais portais de arquitetura e engenharia: o Brasil terá o prédio residencial mais alto do mundo! Todos estavam falando, claro, da Senna Tower.
O anúncio de que um prédio brasileiro conseguiria tal feito empolgou muita gente, especialmente os apaixonados por engenharia civil. Ainda mais por ser um projeto que carrega o legado de um dos maiores ídolos nacionais: Ayrton Senna.
Atualmente, o prédio residencial mais alto do mundo é o Central Park Tower (EUA), com 472 metros — bem abaixo dos mais de 500 metros projetados para a Senna Tower.
Se a briga fosse apenas contra o edifício dos EUA, seria tranquilo. Mas um lugar acostumado a quebrar recordes também está de olho nesse título. Adivinha qual? Sim, sempre eles… Dubai!
A Senna Tower mal saiu do papel e já tem futuro título ameaçado. Brasil x Dubai! Quem vai levar o título? Continue a leitura e descubra os detalhes dessa disputa.
#ArtigosRelacionados 🔗
#ConteúdoEmVídeo ▶️
O que é o projeto senna tower?
A Senna Tower será um arranha-céu residencial de luxo localizado em Balneário Camboriú, cidade que já abriga 8 dos 10 prédios mais altos do Brasil. O projeto é da FG Empreendimentos e tem como inspiração o legado de Ayrton Senna.
Idealizado por Lalalli Senna, sobrinha do tricampeão de Fórmula 1, o edifício busca refletir a velocidade, a inovação e a grandiosidade de um dos maiores ídolos do Brasil.
Não à toa, o projeto foi anunciado como o futuro prédio residencial mais alto do mundo. Mas uma estrutura desse porte também levanta muitas dúvidas. Como será sua construção? Quais desafios precisarão ser superados?
A seguir, veja o que já foi oficialmente divulgado pelos idealizadores.
Qual a altura da senna tower?
A altura exata e o número de andares ainda não foram divulgados oficialmente, mas já foi confirmado que o edifício terá mais de 500 metros de altura. Com isso, a Senna Tower se tornará o prédio mais alto do Brasil e de toda a América Latina.
O projeto prevê 228 unidades residenciais, divididas em diferentes tipos de apartamentos:
- 18 “mansões suspensas”
- 204 apartamentos
- 4 coberturas duplex
- 2 mega coberturas triplex
Além das unidades, o arranha-céu contará com infraestrutura exclusiva, incluindo:
- 8 elevadores de ultravelocidade
- 6 pavimentos de lazer privados
- Observatório panorâmico
Para garantir estabilidade estrutural em uma construção tão alta, será utilizado um sistema de amortecimento avançado. E aqui entra um detalhe curioso: a Senna Tower será o primeiro Supertall com Mass Damper da América Latina.
O que é o sistema mass damper?
Arranha-céus superaltos sofrem bastante com a força dos ventos e com pequenos movimentos naturais da estrutura. Se não forem controladas, essas vibrações podem causar desconforto aos moradores.
Para evitar isso, a Senna Tower contará com um Mass Damper — um grande contrapeso móvel que ajuda a reduzir oscilações do edifício.
Esse sistema é usado em alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. O Taipei 101, é um dos melhores exemplos. Localizado em Taiwan, ele possui um amortecedor de 660 toneladas, suspenso entre os andares 87 e 92.
Esse dispositivo já se provou eficiente. Em 2015, quando um tufão de categoria 5 atingiu Taiwan, o sistema conseguiu reduzir oscilações de até 1,5 metro no topo do prédio. Abaixo, temos uma ilustração do Mass Damper.
Dubai Entra na Disputa Pelo Título
Se o Brasil quer fazer história com a Senna Tower, Dubai – terra dos arranha-céus e dos recordes arquitetônicos – não pretende ficar para trás.
Enquanto a Senna Tower era anunciada como o futuro prédio residencial mais alto do mundo, Dubai já havia apresentado um projeto com exatamente a mesma promessa meses antes: o Six Senses Residences Dubai Marina.
O empreendimento é da Six Senses, uma renomada rede de hotéis de luxo que agora quer expandir sua marca para o mercado residencial. E como Dubai não faz nada pequeno, o projeto promete redefinir o conceito de moradia de alto padrão nos Emirados Árabes.
Mas, além da disputa pelo título, há outro detalhe interessante: o marketing. Assim como a Senna Tower, o Six Senses também está divulgando o seu produto…
Senna Tower x Six Senses
Vou te falar, com as informações divulgadas até agora, já dá para dizer que a disputa será acirrada. Com os dois projetos mirando o mesmo título, a grande questão é: quais são as diferenças entre a Senna Tower e a Six Senses Residences Dubai Marina?
Já sabemos que os projetos têm propostas diferentes, mas ambos têm algo em comum: luxo e inovação. Porém, o que realmente importa para ganhar o título é a altura final de cada um.
Por isso, fomos atrás de fontes seguras para comparar os dois projetos de forma objetiva. Na tabela abaixo, reunimos as principais informações divulgadas até o momento.
Os números deixam claro que a disputa será equilibrada e que o edifício brasileiro ainda não tem o título garantido. Porém, com base nos dados atuais, a Senna Tower tem uma leve vantagem sobre sua rival.
O escritório Woods Bagot, responsável pelo projeto da Six Senses Dubai, acabou deixando escapar sua altura total. Normalmente, esses números são mantidos em sigilo para evitar que concorrentes descubram qual altura precisam ultrapassar.
Por isso, a Senna Tower optou por divulgar apenas que o prédio terá mais de 500 metros, sem revelar a altura exata. Esse detalhe pode fazer toda a diferença na disputa pelo título.
Entretanto, é preciso ter muito cuidado… Nessas disputas, existe um velho truque conhecido no mundo dos arranha-céus. E a FG Empreendimentos, responsável pela Senna Tower, já perdeu um título por causa dele.
o truque da altura
Há algum tempo, as grandes construtoras descobriram que, para ter o título de prédio mais alto do mundo, não precisam necessariamente construir mais andares. Pode parecer estranho, mas você já vai entender.
De acordo com o CTBUH (Council on Tall Buildings and Urban Habitat), instituição responsável por definir os critérios de medição dos arranha-céus, a altura de um prédio não é determinada apenas pelo número de andares ou pelo topo habitável da estrutura.
Isso significa que elementos decorativos fixados no topo das edificações são considerados parte da estrutura e entram na medição oficial da altura total do prédio.
E é exatamente esse o truque utilizado para fazer com que um prédio fique mais alto.
construtora da senna tower já perdeu o título de prédio mais alto do brasil!
Em 2022, a FG Empreendimentos lançou o One Tower, um arranha-céu residencial em Balneário Camboriú com 290 metros de altura, tornando-se o prédio mais alto do Brasil. Porém, o título não durou muito tempo.
Na época, o One Tower superou o Yachthouse em apenas 9 metros. Foi pouco, mas o suficiente para levar o título.
No entanto, em 2024 o Yachthouse resolveu colocar o velho truque da altura em jogo.
A solução? Adicionar pináculos no topo das torres. Por serem elementos decorativos, a altura oficial saltou para 294,1 metros, e o prédio recuperou o posto de mais alto do Brasil.
Esse episódio mostra como elementos decorativos podem influenciar na disputa pelo título. A FG Empreendimentos já perdeu um posto dessa forma antes… e agora a dúvida que fica é: será que a Senna Tower também corre esse risco?
Com Dubai na disputa e a altura dos projetos ainda cercada de mistério, não dá para cravar um vencedor tão cedo. Mas uma coisa é certa: nessa briga de gigantes, cada centímetro faz diferença – e qualquer truque pode mudar o jogo.
Chegamos ao fim do nosso artigo! Agora é esperar para ver quem leva o título de prédio residencial mais alto do mundo. Se gostou, compartilhe com um amigo e até a próxima!
INSCREVA-SE EM
NOSSA NEWSLETTER!
Pegue seu café e adicione uma dose de Engenharia Civil. Tenha acesso a conteúdos gratuitos! Sempre às 07:00 da manhã direto no seu e-mail.