Construções Modulares:
O Futuro da Construção Civil?

#Inovação

Construções Modulares

Se você já ouviu falar sobre construções modulares, mas não sabe exatamente o que são ou como elas podem transformar a indústria da construção, você está no lugar certo! Vamos explorar juntos esse tema e entender por que muitos especialistas acreditam que as construções modulares são o futuro da construção civil.

o que são construções modulares?

Construções modulares são uma técnica de edificação que consiste na fabricação de seções pré-fabricadas, ou módulos, de uma edificação em um ambiente de fábrica controlado. Esses módulos são então transportados para o local da obra, onde são rapidamente montados e integrados para formar a estrutura completa.

Lembra daquele brinquedo LEGO, onde o objetivo era montar peça por peça? É exatamente assim que funcionam as construções modulares

Ao invés de construir praticamente tudo no local, como na construção tradicional, utilizam-se módulos pré-fabricados que se encaixam perfeitamente. Chegou, montou, tá pronto!

Além disso, cada módulo é cuidadosamente projetado e construído com todas as suas características estruturais, elétricas, hidráulicas e de acabamento já integradas. Quase como peças de um quebra-cabeça perfeitamente elaborado.

Temos que citar também a diversidade de aplicações que esse sistema possui. Imagine criar desde quartos individuais até unidades provisórias de saúde, e até mesmo partes inteiras de um edifício! Tudo isso é possível com as construções modulares.

Acho que já deu pra perceber que as construções modulares não são apenas uma inovação tecnológica, mas uma mudança de paradigma na construção civil. 

Sua utilização representa uma alternativa viável e eficiente à construção tradicional, sendo capaz de unir três parâmetros excepcionais: qualidade, sustentabilidade e rapidez. Benefícios muito difíceis de serem conseguidos em outros sistemas construtivos. 

Ahhh, e se engana quem acha que a construção modular se limita a contêiner! Você vai ficar impressionado com as possibilidades desse sistema.

Ao longo deste artigo, vamos te mostrar algumas estruturas que foram feitas utilizando esse sistema. O resultado é simplesmente incrível!

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DAS CONSTRUÇÕES MODULARES?

Se você está em buscando algo rápido e com risco mínimo de incompatibilidades de projeto, sem dúvidas as construções modulares são as melhores opções para isso. 

As edificações modulares possuem um rigoroso controle de produção e execução. Por conta disso, e pela possibilidade de construir diversas etapas simultaneamente, costumam ser entregues 50% mais rápidas.

Além disso, as construções modulares são adeptas do conceito Lean Construction. Sendo assim, possuem pouco desperdício de materiais e há uma redução na geração de entulho. O impacto ambiental é mínimo! 

Porém, atenção! Obviamente que o sucesso e a garantia desses parâmetros citados dependem da empresa ou fornecedor que você contratar. Por isso, procure empresas qualificadas para executar esse sistema.

exemplos de aplicação

As construções modulares são a verdadeira definição de versatilidade, podendo ser aplicadas em diferentes projetos. Vamos descobrir juntos algumas das principais áreas onde esse sistema inovador realmente vem se destacando.

Ao contrário do que muitos pensam, o contêiner não é o único tipo de construção modular. Acredite, há uma variedade de designs e materiais que podem ser utilizados, entre eles: madeira, vidro, aço/steel frame e concreto.

CONSTRUÇÃO RESIDENCIAL

1° PRÉDIO MODULAR OFF-SITE DA AMÉRICA LATINA

CONSTRUÇÃO HOSPITALAR

Tendêncial mundial

Buscando acelerar a industrialização e o aumento de produtividade da construção civil, o mercado parece ver nas construções modulares a solução. Segundo a ReportiLinker, esse mercado crescerá US$ 51,9 bilhões até 2026.

E no Brasil? Bem… No Brasil, esse mercado tem quase duas décadas e sempre encontrou uma grande barreira cultural para sua implementação. 

Porém, em 2020, a empresa Gerdau, um expoente da construção civil nacional, anunciou investimentos nesse mercado. Na ocasião, a gigante da siderurgia investiu R$ 60 milhões por um terço da construtech Brasil ao Cubo.

A Gerdau anunciou o investimento com entusiasmo. Confira as palavras da empresa:

´´Com a participação na construtech, avançaremos em nossa tese de inovação do futuro da construção, no qual nos propomos em contribuir com a redução de uma lacuna relevante de produtividade na indústria da construção.´´

´´Desenvolvida pela Brasil ao Cubo, a técnica de construção modular off-site permite entregar obras em caráter definitivo e com velocidade quatro vezes maior que um projeto comum, resultando na redução de desperdícios e dos custos e, também, do melhor aproveitamento de espaços.´´

Esse grande movimento de mercado, feito por uma empresa referência no mercado da construção civil, sinaliza uma tendência de alta dessa tecnologia. Agora, nos resta acompanhar de perto se as construções modulares, de fato, vieram pra ficar. 

Chegamos ao final do nosso artigo sobre construções modulares. Espero que tenha gostado e aprendido bastante sobre essa incrível tecnologia. Se você achou o conteúdo interessante, não se esqueça de compartilhar com seus amigos. Até a próxima!

INSCREVA-SE EM
NOSSA NEWSLETTER!

Pegue seu café e adicione uma dose de Engenharia Civil. Tenha acesso a conteúdos gratuitos! Sempre às 07:00 da manhã direto no seu e-mail.

GAMIFICAÇÃO

Aprenda de uma forma divertida! Utilize nossos jogos para testar seus conhecimentos. Vamos nessa?

Segundo a NBR 6122, qual é a dimensão mínima da base de uma sapata isolada?

Resposta:

Deve ter, no mínimo 60 cm.

Escolha uma categoria

plugins premium WordPress

INSCREVA-SE EM
NOSSA NEWSLETTER!

Pegue seu café e adicione uma dose de Engenharia Civil. Tenha acesso a conteúdos gratuitos! Sempre às 07:00 da manhã direto no seu e-mail.