QUANTIDADE MÍNIMA
DE FUROS DE SONDAGEM

#Oquedizanorma?

Quantidade mínima de
furos de sondagem

Imagine você entrando em uma floresta à noite sem nenhuma iluminação. Difícil saber o que pode aparecer, né? Construir sem conhecer o solo é a mesma coisa: você não sabe o que te espera! Vai por mim… descobrir problemas no solo depois que tudo já começou não é o tipo de surpresa que você quer ter.

É aí que entra a NBR 8036:1983, que nos orienta a definir a quantidade e a localização dos furos de sondagem. Cada projeto é único, e a sondagem ajuda a prever as condições do terreno, garantindo mais segurança e menos dor de cabeça durante a construção.

Segundo a NBR 8036:1983, a quantidade de furos de sondagem e a sua localização dependem do tipo da estrutura, de suas características especiais e das condições geotécnicas do subsolo. O número de sondagens deve ser suficiente para fornecer informações da provável variação das camadas do subsolo do local em estudo.

Não custa lembra que, antes do início de qualquer obra, é imprescindível e obrigatório realizar o estudo do solo por meio da sondagem. Afinal, essa etapa permite verificar se o solo pode suportar as cargas da estrutura a ser construída, garantindo segurança e economia de materiais.

Apesar de alguns clientes acharem que a sondagem é um gasto maior para a obra, deve-se deixar claro que, na verdade, ela gera economia! Pois, uma fundação mal dimensionada pode ocasionar recalques indesejáveis, gerando manifestações patológicas (Fissuras e Trincas), aumentando consideravelmente o custo da obra.

QUANTOS FUROS DE SONDAGEM DEVO FAZER?

A quantidade mínima de furos de sondagem é determinada pela área de projeção da construção, ou seja, quanto maior for a área utilizada do terreno, maior será a quantidade de furos necessários. Nota-se que falamos da área de projeção da construção e não da área total do terreno.

O documento que você precisa ter em mãos para definir a quantidade mínima de furos a serem executados na área prevista para a implantação da edificação, assim como a sua localização e profundidade é a NBR 8036:1983 – Programação de sondagens e simples reconhecimento dos solos para fundações de edifícios.

Nessa norma encontramos algumas regras que devem ser seguidas para se obter o número mínimo de furos de sondagem a depender da área de projeção da edificação. 

Diante disso, separamos essas regrais em duas classificações para melhor entendimento, são elas: Regras Gerais e Exceções.

Regras Gerais – Quantidade Mínima de Furos de Sondagem:

  • Regra Geral Nº 1 – As sondagens devem ser, no mínimo, uma para cada 200 m² de área da projeção em planta do edifício, até 1200 m² de área.
  • Regra Geral Nº 2 Entre 1200 m² e 2400 m² deve-se fazer uma sondagem para cada 400 m² que excederem os 1200 m² iniciais.
  • Regra Geral Nº 3 – Acima de 2400 m² o número de sondagens deve ser fixado de acordo com o plano particular da construção.

Exceções:

  • Regra 1A Para pequenas áreas em projeção, devem-se fazer dois furos para área de projeção em planta da edificação de até 200 m² e três furos para área entre 200 e 400 m².
  • Regra 1B – Em alguns casos, como nos casos dos estudos de viabilidade, onde ainda não se tem a definição da área a ser construída, o número de sondagens deve ser de, no mínimo, três.

Vamos fazer dois exemplos para fixar o conteúdo!

Exemplo 1: Qual é o número mínimo de furos de sondagem em um terreno de 25×30, sabendo que nesse local será construída uma residência com 350m² de área de projeção em planta?

Analisando a questão, a área de projeção, ou seja, a área construída, é de 350 m², o que é inferior a 1200 m². Assim, seguindo a Regra Geral Nº 1 mencionada anteriormente, você vai precisar de pelo menos um furo de sondagem para cada 200 m² de área de projeção.

Se fizermos esse cálculo com base na Regra Geral Nº 1, teríamos aproximadamente 2 furos (350/200 = 1,75). Tudo certo? Muita atenção aqui, essa não é a resposta! Precisamos verificar as exceções…

Assim, não podemos esquecer da Regra 1A no tópico de Exceções! Para uma área entre 200 m² e 400 m², são necessários 3 furos.

Outro ponto que gera bastante dúvidas é em relação a área do terreno. Perceba que ela não foi utilizada em nossos cálculos, pois precisamos mesmo é  da área de projeção a ser construída (350 m²).

Exemplo 2: Qual é o número mínimo de furos de sondagem em um terreno de 50×50, sabendo que nesse local será construído um ponto comercial com 1800m² de área de projeção em planta?

Observa-se que o segundo exemplo não se enquadra em nenhuma das Exceções (Regra 1A e 1B). Sendo assim, é necessário utilizar as Regras Gerais para encontrar o número mínimo de furos de sondagem.

O raciocínio para esse exemplo é o seguinte:

  • Esse exemplo se enquadra em alguma exceção? Nesse caso, não! Então seguimos para as regras gerais.
  • Pela Regra Geral Nº 1 precisamos utilizar 1 furo para cada 200 m² até o limite de 1200 m². Pegando 1200 m² dos 1800 m² de área de projeção e dividindo por 200,  chegamos a 6 furos (1200/200 = 6).
  • Nota-se que ainda sobrou 600 m² que excederam os 1200 m² da  Regra Geral Nº 1. Esse excedente se enquadra na Regra Geral Nº 2, ou seja, é necessário dividir esse valor por 400.
  • Dividindo o excedente por 400 chegamos ao valor de aproximadamente 2. Dessa forma, somamos os valores encontrados (6+2) e chegamos ao resultado final igual a 8 furos.

Você pode estar se perguntando: terei que fazer essa conta toda vez? 

Calma aí, pensando em facilitar sua vida temos uma tabela que fará você economizar um tempinho. Desse modo, por meio da tabela basta consultar a área a ser construída e você já terá o número mínimo de furos de sondagem.

LOCALIZAÇÃO DOS FUROS DE SONDAGEM

Primeiro de tudo: o posicionamento dos furos de sondagem ao longo do terreno precisa ser definido de forma assertiva, seguindo as melhores recomendações normativas e literárias. 

A primeira dica é, talvez, a mais importante! Para obter uma maior variação do perfil do solo no terreno a ser construído, algumas literaturas recomendam que os furos de sondagem não sejam alinhados.

A NBR 8036:1983 prescreve algumas recomendações que devem ser seguidas para determinar a localização dos pontos de sondagem, são elas:

  • Quando o número de sondagem for superior a três, elas não devem ser distribuídas ao longo de um mesmo alinhamento.

  • Na fase de estudos preliminares ou de planejamento do empreendimento, as sondagens devem ser igualmente distribuídas em toda área.
  • Na fase de projeto pode-se determinar a localização dos furos de sondagem de acordo com critério específico que leve em conta os pormenores estruturais.

Trouxemos para vocês alguns exemplos de como distribuir os furos de sondagem ao longo do terreno, confira na imagem a seguir.

A NBR 8036:1983 permite definir a localização dos furos a depender da demanda do projeto. Por exemplo, o engenheiro pode solicitar um furo de sondagem em um local onde os pilares estarão mais solicitados.

DISTÂNCIA ENTRE FUROS DE SONDAGEM

Geralmente, para obras usuais, define-se a distância máxima entre furos de sondagem de 25 a 30 metros.

Nos estudos de viabilidade, onde não há disposição em planta do edifício, o número de sondagens deve ser fixado de forma que a distância máxima entre furos seja de 100 metros.

PROFUNDIDADE DA SONDAGEM

Vamos começar esse tópico com uma pergunta… Em qual profundidade devo parar a sondagem?

A NBR 8036:1983 tem um tópico que fala especificamente sobre isso, porém se você quiser saber especificamente sobre os critérios de parada da sondagem SPT, consulte a NBR 6484:2020.

Dito isso, vamos verificar o que a NBR 8036 fala sobre a profundidade da sondagem. Segundo a norma as sondagens devem ser paralisadas na profundidade onde o solo não seja mais significativamente solicitado pelas cargas estruturais.

Mas como saber se o solo não está significativamente solicitado?

De acordo com a norma, isso ocorre na profundidade onde o acréscimo de pressão no solo, devido às cargas estruturais aplicadas, é menor do que 10% da pressão geostática efetiva.

Além disso, com base em algumas variáveis como pressão média sobre o terreno e peso específico médio do solo, a NBR 8036 apresenta um gráfico para estimar a profundidade a ser utilizada.

CONHEÇA AS NORMAS RELACIONADAS AOS TEMAS

  • Se você quiser saber um pouco mais sobre o principal ensaio de sondagem realizado no Brasil, o famoso SPT, dê uma olhada na NBR 6484:2020 (Solo – Sondagem de Simples Reconhecimento com SPT – Método de ensaio).
  • Para obtenção de informações sobre o subsolo, investigações geológicas e geotécnicas voltadas para o projeto de Fundações consulte a NBR 6122:2019 (Projeto de Execução de Fundações).

HORA DE PRATICAR!

Chegou a hora do nosso Quiz, vamos ver se você conseguiu fixar todo conteúdo apresentado. Tá preparado? Bora lá!

1. 
Você irá construir um duplex com área de projeção de 140m², qual é a quantidade mínima de furos de sondagem que se deve fazer para essa edificação?

2. 
Sua empresa foi contratada para fazer um estudo de viabilidade em um terreno para construção de um ponto comercial. Qual é a quantidade mínima de furos de sondagem que você precisa fazer nesse local?

3. 
Os furos de sondagem devem ser alinhados ao longo do terreno, independente do número de furos.

4. 
Um empreendimento terá 2000m² de área de projeção, sendo situado em um terreno de aproximadamente 2200m². Sabendo disso, qual deve ser a quantidade mínima de Furos de Sondagem para essa edificação?

Chegamos ao fim de mais um artigo, espero que você tenha gostado e aprendido um pouco mais sobre esse tema. Se você acha que essa publicação pode ajudar mais pessoas compartilhe por meio dos links abaixo. Até a próxima!

INSCREVA-SE EM
NOSSA NEWSLETTER!

Pegue seu café e adicione uma dose de Engenharia Civil. Tenha acesso a conteúdos gratuitos! Sempre às 07:00 da manhã direto no seu e-mail.

GAMIFICAÇÃO

Aprenda de uma forma divertida! Utilize nossos jogos para testar seus conhecimentos. Vamos nessa?

Segundo a NBR 6122, qual é a dimensão mínima da base de uma sapata isolada?

Resposta:

Deve ter, no mínimo 60 cm.

Escolha uma categoria

plugins premium WordPress

INSCREVA-SE EM
NOSSA NEWSLETTER!

Pegue seu café e adicione uma dose de Engenharia Civil. Tenha acesso a conteúdos gratuitos! Sempre às 07:00 da manhã direto no seu e-mail.