LAJE BUBBLEDECK:
VANTAGENS E DESVANTAGENS

#EngsetteAcadêmico

Laje Bubbledeck

A laje bubbledeck surgiu na Dinamarca na década de 80, quando o governo criou um concurso para desenvolver ideias construtivas que tivessem a melhor solução ecológica, econômica e que pudessem ser aplicadas em larga escala. 

Em meio a esse cenário o engenheiro dinamarquês Jorgen Breuning, ao participar do concurso, começou a desenvolver o modelo que hoje conhecemos como laje Bubbledeck. E adivinha? apesar do sucesso do sistema, ele não ficou em primeiro lugar no concurso.

Laje BubbleDeck: O que é e Como Funciona?

A Laje Bubbledeck é uma laje composta por esferas plásticas distribuídas entre telas de aço, posicionadas em regiões onde o concreto não tem função estrutural significativa.

Mas, como isso é possível?

Simples, elas são posicionadas nas zonas tracionadas onde o concreto não é tão solicitado. Assim, como o aço é responsável por suportar as solicitações nessas zonas, é possível reduzir o consumo de concreto.

Se você já estudou sobre lajes nervuradas, com certeza percebeu a semelhança em relação ao arranjo estrutural. A laje Bubbledeck utiliza o mesmo princípio!

ESFERAS PLÁSTICAS

As esferas plásticas utilizadas na laje BubbleDeck desempenham um papel fundamenta para eficiência dessa tecnologia. Vamos entender um pouco mais sobre elas agora. 

Um dos fatores que torna essa solução ecológica é justamente o uso de esferas plásticas recicladas. Esse fato também influência no aspecto visual da Laje, pois a cor da esfera é determinada de acordo com a matéria prima reciclada utilizada.

Em relação ao tamanho e distribuição, elas são nomeadas de acordo com a espessura da laje, variando conforme os vãos entre os pilares e a sobrecarga. Desse modo, são dispostas de forma a ficarem posicionadas entre as armaduras superior e inferior da laje.

FUNÇÃO ESTRUTURAL DAS ESFERAS

Na verdade as esferas não possuem função estrutural, seu uso está relacionado aos fatores econômicos, ou seja, diminuição de custos pela redução do concreto.

TIPOS DE LAJES BUBBLEDECKS

Basicamente, existem três opções construtivas para as lajes Bubbledecks, são eles: Módulos, Pré-lajes e Painéis fabricados. 

Módulos: Uso de fôrmas para a concretagem (feita em duas etapas)

Pré-Lajes: Concretagem feita em apenas uma etapa e sem uso de fôrma.

Painéis fabricados: Concretagem em fábrica, em ambiente controlado, os painéis saem prontos para serem posicionados.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DA LAJE BUBBLEDECK?

Sem dúvidas, o maior benefício da utilização da laje bubbledeck é a economia. Afinal, é possível reduzir consideravelmente o uso de materiais, como: concreto, fôrma, escoramento e armação.

ECONOMIA DE MATERIAIS

Já viu o preço dos insumos do concreto e do aço ultimamente? Reduzi o consumo desses materiais já é uma ótima alternativa para economizar na obra.

MAIOR VÃO LIVRE

Uma vantagem significativa desse tipo de laje é a possibilidade de vencer grandes vãos sem recorrer ao uso de protensão. Dessa forma, isso torna seu uso ideal para construções que necessitam de espaços mais amplos e com poucos pilares.

REDUÇÃO DE PESO

A substituição do concreto (nas zonas tracionadas) pelas esferas plásticas reduz consideravelmente o peso da laje. Estudos apontam que as lajes bubbledecks podem chegar a ser 35% mais leves que uma laje maciça convencional.

ECOLOGICAMENTE CORRETA

Outro fator a se destacar é que as lajes BubbleDeck são ecologicamente corretas. A tecnologia apresenta o “Selo Verde” e recebeu diversos prêmios internacionais por ajudar a reduzir a emissão de gás carbônico e por utilizar plástico reciclável na produção das esferas.

QUAIS SÃO AS DESVANTAGENS DA LAJE BUBBLEDECK?

A laje BubbleDeck representa uma inovação significativa na engenharia civil, oferecendo uma solução eficiente e sustentável para a construção de estruturas de concreto. Porém, tem algumas ressalvas…

FALTA DE NORMAS NACIONAIS

Por ser um método incomum no Brasil, ainda há carência de normas nacionais. Nesse sentido, é preciso buscar referências internacionais para garantir um projeto seguro. Certamente, isso pode ser considerado uma barreira para sua utilização.

DISPONIBILIDADE DE MATERIAIS

A implementação de qualquer nova tecnologia exige treinamento especializado. Portanto, é fundamental prever um investimento em capacitação, pois isso é essencial para assegurar a correta aplicação da tecnologia.

MÃO DE OBRA 

A fabricação das esferas plásticas recicladas e a logística de distribuição podem ser um desafio inicial. Portanto, é necessário verificar a disponibilidade de fornecedores locais capazes de produzir ou fornecer essas esferas de acordo com as especificações necessárias.

Chegamos ao final do nosso artigo! Espero que tenha aprendido bastante sobre as Lajes Bubbledecks. Se você achou o conteúdo interessante, não se esqueça de compartilhar com seus amigos. Até a próxima!

INSCREVA-SE EM
NOSSA NEWSLETTER!

Pegue seu café e adicione uma dose de Engenharia Civil. Tenha acesso a conteúdos gratuitos! Sempre às 07:00 da manhã direto no seu e-mail.

GAMIFICAÇÃO

Aprenda de uma forma divertida! Utilize nossos jogos para testar seus conhecimentos. Vamos nessa?

Segundo a NBR 6122, qual é a dimensão mínima da base de uma sapata isolada?

Resposta:

Deve ter, no mínimo 60 cm.

Escolha uma categoria

plugins premium WordPress

INSCREVA-SE EM
NOSSA NEWSLETTER!

Pegue seu café e adicione uma dose de Engenharia Civil. Tenha acesso a conteúdos gratuitos! Sempre às 07:00 da manhã direto no seu e-mail.