análise da agressividade do ar ATMOSFÉRICO da porção norte de são luís-ma
#EngsetteAcadêmico
- Atualizado em: 06/08/2024
- Tempo de leitura: 3 min
Análise da agressividade do ar da porção norte de São Luís-MA
Bem, visando divulgar pesquisas e estudos que colaboram para o desenvolvimento da Engenharia Civil, hoje vamos falar um pouco do Livro “Análise da Agressividade do Ar Atmosférico da Porção Norte de São Luís-MA.”
O estudo sobre a durabilidade das estruturas de concreto armado e as variáveis que afetam esse material vêm se tornando frequentes, principalmente em estruturas localizadas em zonas potencialmente mais agressivas para esse material, como é o caso das regiões litorâneas.
Estruturas de concreto armado inseridas nessas regiões tendem a se degradar de forma mais rápida devido à presença constante de íons cloro contidos na névoa salina, podendo corroborar com o aparecimento de manifestações patológicas.
Diante disso, esse livro tem como objetivo demonstrar os estudos realizados para verificar a taxa de deposição de íons cloreto no ar atmosférico da porção norte de São Luís-MA, correlacionando esse parâmetro com a classe de agressividade do local estudado e com a durabilidade das estruturas da região.
Artigos Relacionados
ENSAIO DE VELA ÚMIDA
A concentração de íons cloro presente no ar atmosférico da região analisada foi determinada através do ensaio de vela úmida proposto pela NBR 6211:2001. O ensaio nada mais é que um cilindro envolvido com uma dupla camada de gaze cirúrgica fixado a um frasco coletor, conforme a figura abaixo.
Parece algo simples, né? Mas o ensaio requer uma série de recomendações da NBR 6211. Qualquer erro na montagem do ensaio pode comprometer o resultado final.
Esse é um dos pontos mais interessantes do livro, onde é demonstrado cada etapa da elaboração do ensaio, desde a fabricação dos suportes até a montagem do ensaio para ser instalado nas estações de coletada de dados. Tudo feito conforme a norma propõe.
DURABILIDADE DAS ESTRUTURAS
Outro ponto interessante do livro diz respeito à análise de 400 postes de concreto armado feitos na região de estudo, um número impressionante que foi determinante para a comprovação dos resultados
Os autores verificaram, mediante inspeção visual, se os postes da área estudada apresentavam manifestações patológicas relacionadas à corrosão
O objetivo era simples: avaliar se estruturas semelhantes em regiões com diferentes concentrações de cloretos apresentavam comportamentos distintos em relação à durabilidade.
Desse forma, foi possível verificar, por exemplo, se de fato próximo a costa, na região de praia, as estruturas apresentam manifestações patológicas mais cedo do que em regiões mais distantes, onde a concentração de cloretos é menor.
E aí, qual o seu palpite? Será que em regiões com maior concentração de cloretos os postes apresentaram maior incidência de manifestações patológicas? Você terá que verificar no livro para saber a resposta! Haha.
ACESSO AO LIVRO
Chega de spoiler, né? Se você ficou interessado nesse estudo iremos disponibilizar o livro de maneira gratuita, basta apertar no botão abaixo para fazer o download.
Muito interessante, não é mesmo? Se você quer apoiar os autores e/ou acha que esse livro pode ajudar mais pessoas compartilhe por meio dos links abaixo. Até a próxima!
Artigos Recentes
INSCREVA-SE EM
NOSSA NEWSLETTER!
Pegue seu café e adicione uma dose de Engenharia Civil. Tenha acesso a conteúdos gratuitos! Sempre às 07:00 da manhã direto no seu e-mail.
GAMIFICAÇÃO
Aprenda de uma forma divertida! Utilize nossos jogos para testar seus conhecimentos. Vamos nessa?